sábado, 21 de novembro de 2009

Lei do movimento zero de um sistema isolado e não isolado

A física clássica sempre intrigou-me e criou algum fascinio. Veja portanto o que vem a seguir. Uma coisa é certa, isto mais parece uma daquelas máquinas à Leonardo Da Vinci. Eu nunca li obras dele, mas sei que foi um pessoa muito genial que ficou para a história.
Sempre que há uma influência exterior num corpo ela afecta todo o corpo.
Sabemos que para um corpo estar em movimento tem de receber energia ou transformar energia. Se esse efeito afecta todo o corpo também vai afectar o mais pequeno do corpo, embora de forma diferente. O comportamento num determinado conjunto de mais pequenos afecta o comportamento do próprio conjunto.
O que pode haver de diferente no comportamento do mais pequeno de um corpo quando este está em movimento?
O mais pequeno de um corpo pode influenciar o seu movimento ou as suas reacções externas. Se no universo existe movimento podemos agradecer às permissões do mais pequeno.
A força resultante de um sistema isolado tende para zero.
Cada objecto ocupa um e só um espaço, na física de Newton.
Duas forças opostas dissipam energia.
Num sistema está tudo relacionada entre si.
Se isolássemos um foguetão e activássemos os reactores a força resultante do sistema seria o vector nulo que é zero em todos os eixos dimensionais-daí o nome.




Fig 1)
Mas o foguetão desloca-se como se só actuasse F1. É esse o truque de uma nave capaz de se deslocar no vazio. Fazer uma força obrigando o sistema a fazer outra para que se anulem. Cuidado que o sistema pode conseguir anular a tal força e ele não se mexe. Trata-se de uma lei de natureza holística. A F2 podemos chamar de força e a F1 de contra-força.
Muita coisa se pode imaginar com a criação desta lei.
-há influências nos pisos impossíveis de evitar;
-resolvido o descontrolo do foguetão depois do arranque;
-melhor fluxo de tráfego;
-diminuição do custo de manutenção e de criação de vias, mas que ainda assim obriga à colocação de roteadores;
-maior força da máquina;
-dar maior mobilidade;
-facilitar o levantamento de pedras em situações de derrocada, pois pode-se pegar e levitar mais facilmente;
-já agora o movimento zero encaixável na força gravítica. Eh, eh!
Agora será isto realizável?
A seguir vou tentar ter um modelo mecânico só para testar a lei que não tive oportunidade de testar, mas que em principio funcionaria segundo certas leis de Newton e esta nova. Este modelo pode é ser pouco potente. Tenho receio que com a parte do motor a reacção normal no interior desbalize o funcionamento da máquina. Cuidado mas mesmo muito cuidado com os centros de massa e pontos de aplicação de força, pois ele facilmente anda à roda. A ideia baseia-se no facto de quando fazemos rodar um peso sobre nós, sentimos um puxão para fora. Ora é suposto que esse puxão ou/e aceleração/ desaceleração das hastes passem a ser o movimento nesta máquina. Algo me convence de que não, mas mesmo assim acredito na existência desta lei holística.





Fig 2)






Fig 3)

O centro de massa de m1 e m2 percorre o mesmo arco A1, relativo ao centro do sistema; que o centro de massa de m3. Eu quero-me mover no eixo dos yy. O deslocamento no eixo dos xx tem de ser de -f1(t) por parte do centro de massa de l2, m1 e m2; enquanto tem de ser de f1(t) por parte do centro de massa de l1 e m3. Uma das ideias com este modelo é anular as forças no eixo dos xx; não posso por só uma massa pois m4 seria balanceado, anulando tudo. A massa m3 é igual a m1+m2. A massa de m1 é igual à de m2. Mesmo assim existe uma variação delta Y1 no m4; devido ao movimento do centro de massa do conjunto m1, m2, m3, l1 e l2. Essa variação é problemática pois anula movimento útil. A1 tem um comprimento o melhor possível de forma a aproveitar mais força, fazendo o puxão. Seu angulo não chega, nem ultrapassa os 180º.




Fig4)


O facto do raio de A1 ser constante pode diminuir complexidades mecânicas, mas nada impede uma readaptação a outro esquema. A variação do raio de A1 pode ser pensada para diminuir ao máximo tremidas no movimento, mas isso pode ser resolvido um pouco por outras vias.
A ideia deste acrescento é eliminar o delta Y da figura 2 e 3. O segredo consiste em manter o centro de massa do sistema sempre num mesmo ponto.
Para tal o deslocamento no eixo dos yy tem de ser próximo de -f(t) em I por parte do centro de massa dos seus l1,l2, m1, m2 e m3; enquanto tem de ser próximo de f(t) em I' por parte do centro de massa dos seus l1,l2, m1, m2 e m3. Quase sempre quando m3 está mais próximo de m1 e m2 no I; m3 está mais longe de m1 e m2 no I'.
Existe um problema a acontecer: se a aceleração e desaceleração das hastes provoca uma força no eixo dos yy, a contra força pode anular o Fmov.
Vários aspectos foram explorados e outros ainda podem. Que se pode adiantar?
O que posso adiantar é possíveis perceptivas, mas este dialogo é bom para evitar ilusões.



MODELO MECÂNICO

Tinha pensado para o melhorar:
*as hastes rodam em vácuo.
*a forma da nave será um disco voador parecido ao dos filmes de Ets.
*Pode-se usar nano motores dentro da haste.
*Os algoritmos de estabilidade e controlo mais n unidades de aceleração melhoram não só o conforto, mas toda a funcionalidade da nave. Ele de x em x tempo acerta a rota a partir das medições que faz.
*Pode-se usar pilhas de hidrogénio para aquecer a nave e assim os nano motores dão mais. Já sabe-se que quanto maior a temperatura, maior o movimento das moléculas.
*Pode usar 2 rotações (cada uma num sentido) de apoio e movimento uniforme (se a força da nave estiver constante) para cada unidade de aceleração ou para toda a nave.
*Diminuição de atritos dos eixos e outras peças.
*Fontes de alimentação alternada. Assim facilita-se a alteração brusca de velocidade das hastes, aumentando a aceleração do sistema.
*Miniturização


Duas Conclusões: Um sistema pode ter movimento próprio e se souber as características sabe-se o resultado. Se a entropia mede a desordem do sistema e se actuar nele a lei do movimento zero
nas moléculas; então o sistema pode diminuir a sua desordem, mesmo sendo isolado.

Então e leis como a força gravítica ou electromagnética...? Não têm algo a ver com a lei zero do movimento?
Não sei, mas é uma possibilidade que já não me cabe. Só os físicos têm capacidade para lidar com isso! Notar que a física quântica não é minha actividade, pelo que fico limitado às experiências e conclusões do que exploro (a evolução a partir da física clássica). A diminuição de entropia total só fica provada se for feita a demonstração da lei do movimento zero a todo o nível quântico. Pode haver até mais partículas a viajar para o efeito. Quem sabe?

Então se não é físico, porque explorou isto? Eles já podiam saber?
Há certas coisas que vale a pena experimentar. Eu não vejo em lado algum discos voadores ou equipamentos a flutuar sem hélices ou proporção (seja ela de queima de combustível, iónica ou magnéto-plásmica). Por outro lado trata-se de explorar o que já é clássico e não de outros mundos como matéria escura, anti-matéria ou física quântica,... Nada disso.
Tinha explorado as formas da conservação do momento linear e força centrifuga e não foi o melhor.
Ao menos partilho esta experiência e chego a perceber o motivo que impediu certas aplicações. Uma coisa é certa: ainda acredito na existência da lei.

Não haverá tentativas de corromper a teoria?
Já sei que podem tentar meter movimento zero anulado com movimento zero. Newton inventou um espectro e houve gente que disse que não dava!

A nível de jogos ou aplicações informáticas baseadas nisto: será que já pensou em algo puramente realizável só por si?
Este assunto inspirou uma ideia para um jogo que vou descrever.
Um jogo chamado Bike Space Attack. Trata-se de um jogo cómico, porque dá vontade de rir. Contei a um amigo meu da universidade para fazermos um jogo para computação gráfica e ele riu-se, mas optámos por outro muito mais clássico. Controlamos um astronauta com uma bicicleta que só consegue andar no espaço a pedalar. Tem-se de ter cuidado com a força gravítica da Terra, outros obstáculos e passar determinadas metas. Se estamos a ser puxados pela Terra, temos de pedalar para cima senão caímos e perdemos o jogo.
Pensando que houve quem tentasse voar como no Dragon balls a partir de um décimo andar, quem sabe se no futuro há alguém que pegue numa bicicleta de montanha e se atire da estação espacial internacional.
Tenho até várias ideias em mente para jogos cómicos que sirvam para que as pessoas se riam um pouco quando jogam. Acho que vale a pena e não é só deste género.

Licença GPL

Curiosidade:


 Algo surpreendente:
 http://www.youtube.com/watch?v=w1qb2xEdNog
 Os movimentos podem ser gerados não através da física clássica, mas através de algo inspirado em supercondutores.

3 comentários:

  1. O modelo aqui proposto pode não funcionar, mas a ideia não é completamente descabida, pelo contrário é normal este tipo de tentativas aparecerem pela net.
    Os outros leitores vão-se surpreender ao ver um documentário do canal história: "a ciência secreta de Hitler". Os nazis construíram uma nave do tipo ovni, disco voador; mas aconteceu muita coisa para ainda não haver em larga escala.

    ResponderEliminar
  2. Quem sabe se a termodinâmica indicará uma forma de transformar a energia cinética no interior de um sistema em energia cinética do centro de massa desse sistema.
    Quem sabe se isso motiva algum movimento de partícula em particular.

    ResponderEliminar
  3. Isso da termodinâmica pode ser verdade. A física está cheia de leis de conservação:
    Energia mecânica,
    Momento angular
    Momento linear,
    etc

    ResponderEliminar