sábado, 21 de novembro de 2009

Futurismo

2015
Em 2007 foi inventado o primeiro computador quântico comercial chamado D-wave com transístores de 32 nano metros. Isso e muitos outros factores levam a pensar que neste ano já existem PCs tão poderosos.
Os transístores destes PCs são construídos com átomos artificiais.
A IBM e a Intel já deram as suas previsões.
O primeiro computador quântico pessoal já existe.

2020
1º automóvel não poluente capaz de deslocar-se no vazio. Usa a lei do movimento zero
num sistema isolado. Abandona-se a ideia de usar magneto-plasma para atingir grandes velocidades, porque trata-se de anti-matéria e como tal é muito perigoso. O automóvel é mais seguro devido ao facto de travar bem independentemente do piso, não romper rodas com buracos (não tem rodas para tracção) e não descair em subidas.

2025
Os conceitos da linguagem apresentada neste livro evoluíram ao ponto de poder servir de especificação para a construção de máquinas físicas ou fábricas.

2030
A Nasa usa uma espécie de automóvel do ano 2020 mas maior e mais avançado para ir ao espaço.

2037
É feita a primeira linguagem de programação de partículas.

2045
Descoberto o travão quântico (parte dele foi descoberto por parte de Einstein, mas agora percebe-se bem melhor) que possibilita a existência da teoria da relatividade.
Afinal existia um emaranhado de tempos de acções que impossibilitavam o mundo físico
de continuar a desenrolar a maiores velocidades, porque as partículas têm de reagir e não andam suficientemente depressa para o movimento dos átomos ser mais rápido. Existe ainda a força que a própria massa faz quando vai a excesso de velocidade.
Possibilidade de olhar para um nível mais baixo(o da energia) para ultrapassar a velocidade
da luz.
As massas parecem afinal não ultrapassar a velocidade da luz.

2050
Falham todas as tentativas de quebrar a barreira da velocidade da luz em corpos que não são fotões e cuja a massa é maior do que zero.

2055
Construída uma nave capaz de atingir os 150 mil km/s.

2056
A linguagem de programação de partículas parece inútil. Depois há que pensar mesmo tendo comandos triviais se se consegue fazer alguma coisa com eles, mesmo a linguagem sendo poderosíssima.
Perceber pode ser mais fácil do que construir.

2058
Programa defeituoso acaba com uma guerra. Ambos os lados estavam prontos para a guerra com máquinas extremamente complexas, mas isso desiludi-os. Nem um lado nem o outro atacava e estavam todos cheios de medo.
É o resultado do abuso da tecnologia que criaram.
Talvez as máquinas não queriam matar nem serem destruídas, sendo que também esse factor acabou com a guerra para evitar o pior.

2060
Quebrado o travão quântico da teoria da relatividade. Foi criado taquiões através de
uma técnica de programação.

2062
Atinge-se quase a velocidade da luz numa nave, mas nenhum ser vivo pode ultrapassar essa velocidade devido a alterações da personalidade. Pensa-se que o antigo animal já não existe. O próximo passo é descobrir o que relaciona corpo físico/consciência.

2063
Criado o primeiro campo de forças, com o objectivo de defender a entrada de pessoas e animais a zonas perigosas ou figuras importantes.

2079
Criado 1º computador sub-atómico. A escala dos transístores vai até aos pico metros. A sua arquitectura é Risc/MOR. A Risc já existia há uma eternidade e é correspondente à parte virtual das máquinas quer criadas pela API da MOR quer da parte virtual do computador sub-atómico.
MOR(Manipulator Of Reality) é uma arquitectura que manipula o mundo físico. O MOR torna o maior Hacker numa pessoa poderosíssima.

2080
Surgem as questões mais estranhas do dia-a-dia e que nenhuma pessoa antes da sua era perceberia, nem sonharia que viriam a acontecer.
Será suficiente ter todas as máquinas defendidas por firewalls de partículas físico-lógico?
Um campo de forças imaginado nos filmes passou a ser real e não passa de um género de firewall de partículas.
O que deixará de ser ficção? Esta é uma questão tão antiga quanto o século XX, em que se vê surgir tudo o que antes eram filmes. Os verdadeiros e maiores arquitectos foram escritores de obras de ficção científica, que inspiraram milhões de criadores.
Numa guerra em que a vida dependa da perícia informática, os Hackers passarão a dominar o mundo?
Código de segurança física e código de assalto físico. Quando deixarão de crescer? Será que um dia toda a performance da máquina será disso?
Questiona-se as liberdades da inteligência artificial e com isso evita-se o fim do universo ou arrisca-se a ser marioneta ou sabe-se lá o quê? Será que um simples erro pode ser mortal dado a facilidade do erro humano?

Licença GPL

Sem comentários:

Enviar um comentário